Ensaio de resistência térmica ao calor e ao frio

O teste de envelhecimento térmico para materiais não metálicos utilizados em invólucros para equipamentos elétricos e não elétricos para atmosferas explosivas, como polímeros, visa avaliar a resistência e a estabilidade desses materiais a altas temperaturas, simulando condições de uso e envelhecimento natural ou acelerado.
O ensaio é realizado em câmaras ou estufas com temperaturas controladas, onde as amostras são expostas a temperaturas elevadas ou negativas, por um período determinado pela norma ABNT NBR IEC 60079-0.
Após o período de exposição, as amostras são avaliadas para verificar alterações nas propriedades físicas, químicas e mecânicas, como flexibilidade, resistência mecânica, e sobretudo a garantia do Grau de Proteção IP.
Os testes de envelhecimento térmico ajudam a garantir que os materiais não metálicos utilizados em produtos atendam aos padrões de qualidade e durabilidade exigidos, eles permitem identificar problemas de desempenho dos materiais em condições de uso reais, permitindo que sejam tomadas medidas corretivas.
Os resultados dos testes de envelhecimento térmico podem ser utilizados para melhorar o desenvolvimento de novos produtos e materiais.
O TechLab possui a estrutura necessária e equipe qualificada para avaliação dos mais diversos tipos de invólucros e materiais, garantindo a segurança dos equipamentos elétricos e não elétricos para atmosferas explosivas.
Polímeros
Invólucro não metálico